Por que é importante a socialização dos cães?
A socialização é o processo de aprendizagem através do qual os cachorros se acostumam com várias situações cotidianas, além de poderem experimentar uma proximidade satisfatória com pessoas, animais e com o ambiente. Aprenda nesta matéria como socializar o cachorro com o treinamento correto. A socialização do seu cão pode ajudar a eliminar alguns problemas de comportamento no futuro e criar um vínculo melhor entre o animal e a família.
” A socialização corrige problemas no comportamento dos cães “
Antes de iniciar o treinamento de socialização, é importante dizer que o cachorrinho filhote não deve ficar junto de outros cães e nem frequentar lugares movimentados. O correto é que ao iniciar o treinamento de um filhote ele já tenha tomado todas as vacinas obrigatórias. Caso você tenha dúvidas sobre as vacinas necessárias para o seu cachorro filhote, consulte essa matéria aqui, e não esqueça de esclarecer outras dúvidas com o médico veterinário responsável por seu filhote.
O tempo mais propicio, mas não o único, para socializar um cachorrinho é durante os primeiros 3 a 6 meses de sua vida. Infelizmente, hoje em dia, podemos verificar vários problemas de comportamento, pois vários animais de estimação são comprados e abandonados pelos seus donos, em casa ou mesmo em abrigos de animais. Isso porque, muitas pessoas não costumam planejar como será a sua vida com um cão e, muito menos, tentam prever o tempo necessário que terá que dispor para esse novo amigo.
” A Melhor fase para socializar o Cachorro é dos 3 aos 6 meses”
De fato, o treinamento necessário para a socialização do cão não exige conhecimentos técnicos, mas exige tempo do proprietário do animal. Para treina-lo, basta que você o exponha a diferentes sons, cheiros, pessoas e situações corriqueiras do seu dia a dia. Ter essas experiências fará com que ele não seja um animal inseguro e nem agressivo, interagindo assim, melhor com o ambiente em que está inserido.
É muito importante para o seu cãozinho aprender a ficar confortável perto de outros animais e pessoas, vivenciar o barulho dos carros, pisar na areia da praia, sentir diferentes cheiros, não se impressionar com o barulho das coisas ao seu redor. Além disso, permita que pessoas toquem em suas patas e no seu corpo, coloque ele em contato com pessoas de diferentes idades (crianças e idosos) dentre inúmeros outros detalhes que fazem parte do seu dia a dia, ou seja, passar por diversas experiências, trarão a ele uma vida mais equilibrada e feliz junto da sua família.
” O Segredo é você Oferecer variados estímulos ao seu cachorro diariamente”
Esses são os pontos principais para que você saiba como socializar o seu cachorro para que ele conviva harmoniosamente com o meio ambiente em que está inserido. Desta forma, com um pouco de paciência e persistência no treinamento e tempo disponível de sua parte, você terá um cachorro seguro e muito feliz!