Início CÃES Latido de cachorro, algumas dicas para reduzir o barulho.

Latido de cachorro, algumas dicas para reduzir o barulho.

Como-fazer-o-cachorro-parar-de-latir
Publicidade

Os cães podem latir por vários motivos, seja para dar algum aviso ou por medo, ansiedade, excitação, e até mesmo por tédio. O latido é a forma que eles têm para se comunicar, para chamar a atenção. Entretanto, nem todos gostam de escutar latido de cachorro. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar os proprietários a reduzir os barulhos gerados por seus animais.

” O cachorro se comunica pelo latido “

O latido excessivo pode incomodar e afetar o convívio social. Para que isso não aconteça e se torne um problema, alguns exercícios diários podem ajudar a diminuir esse habito. Caso o latido sem motivo aparente seja contínuo e periódico, o dono deve estabelecer alguns limites ao animal e, assim, evitar as queixas da vizinhança.

Cachorro latindo muito
Cachorro Latindo

O animal acostumado a latir por qualquer coisa geralmente está entediado, preso em uma área da casa e de repente começa a latir. Na maioria dos casos o cachorro fica condicionado a pequenos espaços, latindo de modo repetitivo, pois simplesmente criou o habito de latir.

” Cachorro que late muito pode estar estressado.”

Um outro motivo bastante comum é o fato de que com os latidos, o dono canse e acabe tirando o animal do lugar em que ele está, ou seja, o animal vence o dono pelo cansaço, com isso ele consegue o que quer e geralmente se acalma em seguida. Imagine que você precise deixar o seu cachorro no local que ele está por conta de uma visita que chegou, ou mesmo pra arrumar a casa que está bagunçada. Ninguém merece tanto barulho né?

Confira agora algumas dicas que nós do Petconectado separamos pra você e que podem fazer toda a diferença na hora de educar o seu cachorro quanto aos latidos excessivos:

 1 – Dizer não, quieto ou silêncio

  A primeira dica consiste em Dizer “não”, “quieto” ou “silêncio” de forma firme e segura quando o cachorro começar a latir.

 2 – Parabenizar quando o cão obedecer

Se o latido cessar, dentro de um ou dois minutos dê “parabéns”, carinho ou um pedacinho de petisco, pois ele fez o que foi ordenado. Com o tempo, o cão vai começar a entender que também recebe agrados se ficar quieto. Compreenda que o objetivo deste treinamento é fazer que o cachorro entenda que ele não pode ficar latindo.

3 – Repreender quando o latido continuar

A terceira dica consiste em empregar um estimulo negativo ao animal, não no sentido de maltrata-lo, mas de modo que estimule o bicho a compreender o que você deseja que ele faça. Pense nesse passo como um susto que você dá em alguém para evitar que essa pessoa faça besteira.

” estimule O seu Cão para aprender a não latir para qualquer coisa.”

Caso o primeiro e o segundo passo não funcionem, quando o seu cão latir, faça um barulho alto, jogue uma bombinha próximo a ele, bata uma panela no chão, de um susto nele de alguma forma! Certamente, este estimulo negativo fara ele compreender que não é certo latir à toa.

4 – Seu cachorro precisa gastar a energia

A quarta dica não depende e nem é uma sequência das dicas descritas anteriormente. Sempre que possível estimule o cachorro a fazer atividades físicas e mentais, já que muitos costumam latir quando estão com a energia acumulada. Esse habito trará benefícios tanto para você quanto para o seu cachorro. Fazer caminhadas, jogar bola e estar ativo ajuda a gastar energia e regula a constância e frequência do latido, além de trazer outros benefícios, como a satisfação, alegria e socialização.

5 – Tire o cachorro dos locais muito movimentados

Se o cão se incomodar com o fluxo de pessoas estranhas, limite a visão e o acesso dele às portas, janelas e portões por onde haja essa circulação de gente. Faça com que o animal fique nestes locais somente quando esteja na função de guarda, para que desta forma possa advertir quando encontrar qualquer ameaça.

Uma observação importante é a de que o ideal é começar a treinar os pets a não latir por qualquer coisa desde filhote, afinal você não vai querer ficar ouvindo latido de cachorro; mas os passos descritos aqui, servem para cães em qualquer idade. Caso interesse, veja também a Matéria: Como socializar o cachorro da forma correta.

Publicidade