Características da Raça Pinscher:
Nome da raça: Pinscher.
Pais de origem: Alemanha.
Porte: Pequeno.
Peso: Até 6 kg.
Altura: 25 a 30 cm na cernelha.
Pelo: Liso.
Expectativa de vida: 12 a 16 anos.
A raça Pinscher é muito popular no Brasil. Assim, muitos o conhecem por seu temperamento um pouco dominante e a sua personalidade forte. Esta raça, na atualidade, sofreu algumas variações comportamentais e físicas, perdendo a essência do padrão original Alemão.
” O PINSCHER foi criado com o objetivo de SER UM CÃO DE GUARDA “
Há aqueles que digam que o pinscher é um “capetinha” em forma de cachorro. Outros dizem que possuem mais medo de um Pinscher do que de um Rottweiler. Exageros a parte, vamos falar um pouco do comportamento e das características desta adorável raça.
A raça Pinscher tem suas origens na Alemanha. Ela é classificada na Federação de Cinofilia Internacional – FCI – no grupo 2 e o seu nome no país de origem é Zwergpinscher. Na época que a raça começou a surgir, existiam diversas cores. Entretanto, somente as cores Preta com manchas Marrom e a Vermelha puxada para o Marrom escuro foram selecionadas pelos criadores para o desenvolvimento da raça.
“É um cachorro ALERTA, LEAL, CORAJOSO E COMPANHEIRO.”
Este animal se adapta muito bem a qualquer espaço (Casas e Apartamentos) e é um ótimo companheiro para a família sendo um cão leal, corajoso, determinado e equilibrado. Ocorre que, nos dias atuais, devido aos cruzamentos entre Pinschers e Chihuahuas, a raça começou a perder as suas características originais e com o passar do tempo, alguns exemplares se tornaram demasiados agressivos e dominantes, além de haver grande variedade nos tamanhos e nos tipos físicos.
Dito isto, é importante o proprietário de um Pinscher ter a consciência que esta é uma raça criada para atuar como um cão de guarda, pois ele possui naturalmente um instinto protetor. Assim, jamais devemos instigar os Pinschers a rosnarem ou incentivar a sua agressividade. Isto pode gerar sérios problemas para a família no futuro, pois a tendência é que cães incentivados a estes tipos de comportamento se tornem dominantes e de difícil convivência.

“o PINSCHER NÃO DEVE SER INSTIGADO A MORDER OU A ROSNAR PARA OS OUTROS.”
Ele é um cão de pequeno porte, de pelo curto e de fácil manutenção. Seu pelo costuma cair um pouco, o que alias é bem comum em cães de pelo curto, como por exemplo o Beagle e o Dachshund. Diferentemente do que ocorre em cães de pelo longo, pois estes pelos vão se entranhando e crescendo até que seja necessário efetuar a tosa para baixa-los, retirando também os pelos mortos acumulados, como ocorre por exemplo com o Poodle e o Shihtzu.
De um modo geral o Pinscher é um cão que late quando escuta qualquer barulho estranho, isto porque como dito anteriormente, eles são cães de guarda e vão proteger os membros de sua família de qualquer perigo, custe o que custar!
Logo, se você está pensando em adquirir um exemplar da raça de cachorro Pinscher, lembre-se de suas características peculiares e veja se você realmente está disposto a dar todo o amor e o carinho que ele merece. Certamente, se a resposta for positiva, você terá um novo membro fiel e companheiro que fará parte da sua família.