Gato Persa – Características da raça:
Nome: Persa.
Pais de origem: Região da Pérsia – Irã.
Porte: Grande.
Peso: De 3,5 a 5,5 kg.
Altura: entre 20 e 25 cm.
Pelo: Volumoso e liso.
Expectativa de vida: 10 a 14 anos.
O gato Persa é encontrado em diversas regiões do planeta. Acredita-se que este animal tem suas origens na região da Pérsia, onde hoje está localizado o Irã. No entanto, ao longo do tempo, o padrão da raça foi mudando e a partir no século XIX, quando um explorador Italiano levou o bichano para o seu país de origem, começaram a surgir vários cruzamentos em busca de um padrão que firmaram as suas características físicas de hoje.
“Os gatos da raça Persa e Siamês são as raças de gato mais conhecidas no mundo.”
Este gato tem características peculiares tanto na aparência como no seu comportamento. Na aparência seu pelo é denso e liso, o focinho é achatado, seu rosto é arredondado e os olhos são expressivos e distantes entre si. Já no comportamento, geralmente são animais calmos e dóceis, não costumam miar muito, gostam de ficar quietos e não são muito ativos em comparação a outras raças de gatos.
A altura deste felino varia entre 20 e 25 cm na fase adulta e sua expectativa de vida é entre 10 a 14 anos. Estes, não são gatos muito resistentes a doenças e alguns exemplares desta raça tendem a apresentar alguns problemas genéticos, o que dependendo da gravidade, podem reduzir o seu tempo de vida. Alguns desses problemas são a braquicefalia e problemas oculares que tendem a ser mais intensos a depender de sua carga genética hereditária.
“Os gatos persas geralmente são animais calmos e dóceis e não são muito ativos.”
O gato Persa precisa de banhos regulares e escovação para manutenção do seu pelo volumoso e liso, isto ajuda na remoção de pelos mortos e na manutenção para uma pele saudável e distante das dermatites. Além disso, é necessária a limpeza dos ouvidos, das narinas e dos olhos do animal com o intuito de evitar infecções por fungos e bactérias.
No que consiste a sua alimentação, o gato Persa precisa de certa atenção. Isto porque esta raça de gato tem propensão a engordar devido ao seu baixo nível de atividade diária. Aliás, a falta de atividades físicas diárias e o excesso de alimentos, podem levar o felino a problemas como a diabetes. Por isso, prefira sempre rações balanceadas e que oferecem grãos próprios para a raça. No mercado você encontra diversas rações especificas para o gato Persa.
“prefira comprar sempre rações específicas para a raça de gato persa.”
Não esqueça de tratar o seu gatinho Persa com todo o respeito e amor que ele merece, levando-o regularmente ao veterinário, dando alimentos de qualidade, e dispondo da atenção necessária para um ótimo convívio entre o animal e os membros da família.