Conhecendo a onça pintada
A Onça Pintada é um animal predador, que está no topo da cadeia alimentar, pertence a ordem de animais carnívoros e são da família felidae, vivem geralmente em densas florestas espalhadas na América do Norte, Central e do Sul, sendo um animal bem conhecido na região Amazônica.
“A onça pintada pode viver mais de 25 anos em cativeiro”
Em seus habitats naturais elas podem viver cerca de 15 anos, sendo que em cativeiro essa expectativa pode ser aumentada para os 25 anos. Matar esses animais é considerado crime ambiental na maior parte dos países em que ela habita.

As onças são excelentes caçadoras e como todo felino , tem hábitos noturnos, ou seja, costumam caçar durante à noite. Tendo desta forma, o costume de dormir durante o dia por perto dos rios ou nas árvores.
“a onça é encontrada principalmente no pantanal e na amazônia”
Vale citar também que são excelentes nadadoras e podem permanecer durante muito tempo na água. Estes animais são solitários, o que os difere dos leões. São animais territorialistas, demarcam o seu território com urina, excrementos e marcas de garras, sobretudo, nas árvores.
No Brasil a onça-pintada é encontrada na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. As onças-pintadas, como a maioria dos animais carnívoros, possuem audição e olfato bem desenvolvidos e excelente visão noturna, o que lhes permite caçar e se proteger de outros animais durante a noite.

“matar as onças é considerado crime no brasil”
Pesquisas apontam que o Pantanal possui cerca de 20 mil onças-pintadas. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no Brasil essa espécie é considerada “vulnerável”. E, de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), ela pertence à categoria “quase ameaçada” de extinção.
Sua pele é usada para produção de adornos e de objetos: tapetes, sapatos, bolsas, casacos, etc. Além de ser caçada para utilizarem sua pele (que possui grande valor no mercado mundial).
Em relação a sua mordida é considerada uma das mais fortes do reino animal. Atacam geralmente a cabeça e o pescoço da presa que pode morrer na hora por lesões cerebrais ou sufocamento, devido a força e a eficácia de sua dentada.
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta de 2 anos de idade. Já os machos, com aproximadamente 3 anos. Os machos encontram as fêmeas pelo odor e pelas vocalizações que realizam durante a época de acasalamento. Estes animais são sexualmente ativos o ano todo.
A gestação das fêmeas dura cerca de 3 meses. A cada ninhada ela tem de 1 a 4 filhotes, e normalmente somente um deles chega a fase adulta. É Interessante notar que os filhotes das onças-pintadas nascem cegos e, portanto, em seus primeiros meses de vida são totalmente dependentes da mãe. Somente com duas semanas de vida que eles começam a enxergar. A mãe, amamenta os filhotes por cerca de 3 meses. Desde cedo as onças-pintadas aprendem a caçar com a mãe e quando atingem a idade adulta vão viver sozinhas demarcando seu território.
Os criadores de gado, em algumas regiões do Brasil, têm matado as onças pintadas, uma vez que elas são grandes ameaças para os seus rebanhos. Note que matar esses animais é considerado um crime ambiental na maior parte dos países em que ela habita.
Gostou de saber tudo sobre a onça pintada? Compartilhe o artigo!
Clique aqui e conheça outros animais silvestres.