Educando um cachorro bravo, territorialista e dominante
Se o seu cachorro é bravo, territorialista e dominante, certamente você já deve ter passado, alguma vez na vida, a vergonha de o seu cachorro bravo assustar uma visita, não é verdade?
” O que fazer para o meu cachorro obedecer ? “
Saiba que existem alguns fatores determinantes para que um cão se torne o “dono do pedaço” e você acabe perdendo o controle sobre ele. Seja por mimos demasiados, ou pelo próprio temperamento dele, ou até mesmo, pela genética entranhada no DNA do seu animal, sendo algumas raças mais dominantes do que outras.
Sabendo que esse problema existe e é comum, nós do Petconectado, trouxemos algumas dicas importantes para que você e o seu cachorro convivam de forma harmoniosa e pacifica, pois estabelecendo alguns limites para o domínio territorial do seu cão, certamente vocês vão ter uma convivência melhor e mais feliz.
” confira abaixo as dicas para socializar o seu cão “
1 – Ensine o seu cão a lidar com frustrações:
Impor limites ao seu cachorro dominante é essencial, pois além de mostrar quem está no controle da situação ensina a ele que existem regras e que elas devem ser respeitadas. Essa dica, se for passada da forma correta, trará inúmeros benefícios para a convivência de vocês, pois o seu cão ficara mais seguro e com o tempo saberá exatamente o que pode e o que não pode fazer.
O comando certo para que essa dica seja eficiente é o Não! Você deve ensinar o “não” para o seu cão de forma segura, firme e decidida. Não pode ficar com pena e voltar atrás do comando que foi dado, não é não! É assim que você deve agir daqui em diante com o seu cachorro.
No começo deste treino, é bem provável que o seu cachorro não entenda bem aonde você pretende chegar com a mudança repentina e tente manter o controle da situação, rosnando ou fazendo birra. Mesmo assim, você deve mostrar a ele quem está no controle, ou seja, quem manda é você!
Pense na seguinte situação: Seu cão sobe em uma cadeira que não é pra subir. Então, quando você fala pra ele descer, simplesmente ele rosna, faz birra e não desce! Logo, você acaba desistindo para não se aborrecer. De hoje em diante diga NÃO firme, vire a cadeira para que ele saia dela e mantenha a sua ordem. Feito isso, você terá algumas opções para manter a ordem dada, como por exemplo: deixar a cadeira deitada, ou levar o animal a outro cômodo, longe de onde a cadeira fica. Desta forma, você estará sendo firme, sem ser agressivo. Isso é muito importante, pois você não precisa tratar com violência o seu animalzinho.
Com o passar do tempo, aplicando a firmeza necessária e a repetição do comando, você vai perceber que o cão, naturalmente irá começar a obedecer às suas ordens. Além de acabar internalizando que não deve existir rebeldia quando você diz não, pois essa é a palavra final.
” Ser firme não quer dizer usar de violência com o animal “
2 – Socialize o seu cachorro da forma correta:
Seu cão precisa conviver com pessoas e outros animais, essa é a melhor forma de torna-lo sociável e confiante. Sempre que possível leve o seu amigo para um lugar barulhento, com sons e cheiros variados e que não pertencem ao seu cotidiano. Leve ele onde tenha uma circulação intensa de pessoas, sempre com segurança.
Desta forma você estará ajudando o seu cachorro a ser mais confiante e feliz, reduzindo a sua ansiedade e ensinando-lhe a ser mais passivo e agradável com o ser humano e com o ambiente que lhe cerca.
3 – Coloque o seu cachorro para se exercitar
Um outro fator, não menos importante dos que já mencionamos, é o de que o seu cão precisa de exercícios diários. Caso você não faça uma caminhada diária, de pelo menos meia hora, com o seu amigo, comece a fazer! Você vai perceber que tanto ele como você vão ganhar muito com esse habito. Certamente, o nível de estresse irá reduzir bastante e, além disso, vocês vão acabar perdendo as gordurinhas localizadas indesejáveis.
Esperamos que essas dicas tragam uma maior qualidade na sua relação com o seu cachorro e que com o menor tempo possível você tenha em casa um cão mais companheiro e menos territorialista. Veja também a matéria: Como socializar o cachorro da forma correta.