Características da raça Beagle:
Nome: Beagle.
Pais de origem: Reino Unido.
Porte: Pequeno.
Peso: Até 11 kg.
Altura: 33 a 38 cm na cernelha.
Pelo: Liso.
Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
O Beagle é uma raça de cachorro de pequeno porte, muito ativo e amável. Dizem que este animal deve ter sido produzido a partir do grande Foxhound, com o objetivo de caçar a lebre junto aos homens da época de sua criação. Já no século XVI, muitas fazendas tinham um funcionário disponível só para cuidar da matilha de Beagles, que eram usados para caçar nas florestas. Estes cachorros têm extraordinários poderes de faro e são muito ativos e resistentes.
” O beagle é um cão criado com o objetivo de caçar pequenos animais “
Além dos exemplares de Beagle como todos nós conhecemos, existem também, criados na Europa, os Pockets Beagles (uma miniatura da raça de aproximadamente 25 cm), embora este tenha perdido popularidade recentemente. Contudo, ainda encontramos alguns exemplares miniaturas de Pocket Beagles espalhados pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.
Ele é um cão afetuoso, brincalhão, leal e muito amável, não costuma ser agressivo com a família nem com estranhos. Para garantir a segurança do Beagle, é muito importante ter uma área bem cercada e portões que estejam sempre fechados. Por mais leal que a raça seja à família, ele às vezes simplesmente esquece disso e vai “passear”.
“É um cachorro brincalhão, leal e muito amável.”
A habilidade de caçador nato faz com que o Beagle ande longas distâncias para investigar, podendo ser perigoso a ele mesmo e aos outros, caso haja estradas ou ruas cheias de trânsito em seu percurso. É um cãozinho alegre, cheio de entusiasmo e vigor e vai estar sempre pronto para qualquer atividade com os membros da família.
O Beagle não requer muitos cuidados especiais, além dos banhos semanais ou quinzenais e escovações ocasionais, devido ao seu pelo curto. Entretanto, é imprescindível oferecer-lhe uma alimentação adequada, pois ele tem a tendência a engordar. O Melhor mesmo, é procurar um médico veterinário de sua confiança e buscar orientações sobre cuidados, alimentação e atividades apropriadas a esta raça de cachorro.
“o Beagle Tende a engordar caso a sua alimentação não seja adequada.”
Ele é um bom cachorro para se ter em casa, adoram crianças e idosos, e caso tenha mais do que um exemplar, é possível que eles se juntem e “cantem” em união para chamar a atenção quando deixados a sós por períodos longos. Veja essa matéria com dicas de como reduzir os latidos do animal.
Os Beagles preferem viver em matilhas, característica herdada na sua origem, pois os fazendeiros no passado, possuíam vários beagles em sua propriedade com o intuito de caçar a lebre e outros animais de pequeno porte.