Início CÃES Alimentação dos cães Alimentação para cadela prenha

Alimentação para cadela prenha

Publicidade

A alimentação para cadela prenha, da forma correta, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida e na saúde dos futuros filhotinhos e da sua mamãe. Além disso, é também um fator determinante para a redução dos custos com medicamentos e outros problemas comuns decorrentes do período de gestação da cadela. portanto, tenha em mente que uma dieta correta e balanceada previne várias doenças, proporcionando assim uma maior longevidade a mamãe e aos filhotes.

Todos os seres vivos precisam nutrir-se corretamente para que possam sobreviver na natureza, não sendo diferente essa regra para a cadela prenha. As necessidades nutricionais da cadela gestante são diferentes das de uma fêmea adulta normal e saudável, isso porque os níveis de energia gastos por uma mãe que carrega filhotinhos em sua barriga são bem maiores do que os de uma fêmea em seu estado normal.

“A Alimentação adequada é um fator determinante para a redução dos custos com medicamentos”

Cabe a observação, de que até a quinta ou sexta semana de gravidez da cadela, o crescimento da barriga e o ganho de peso não são tão acentuados, sendo estes melhores observados, a partir dos 42 dias da gestação. Nesta fase, os fetos crescem rapidamente e o ganho de peso da futura mamãe é bem significativo em relação aos primeiros dias da prenhez. Isto não que dizer que não devemos entrar com uma suplementação a partir do descobrimento da gravidez, muito pelo contrário, faz-se extremamente necessário, desde o descobrimento do estado gravídico, a orientação profissional de um médico veterinário.

Alimentação para reprodução dos cães.

Sendo assim, é possivel dizer que o período após a quinta semana de gestação da cadela merece uma maior atenção por parte do proprietário em relação a alimentação, pois neste período, as necessidades energéticas e proteicas da cadela prenha e dos fetos se multiplicam. Os filhotes entram na fase de ganho acelerado de peso, devido aos nutrientes passados pela mãe através da placenta. Caso a alimentação da cadela seja de baixa qualidade ou insuficiente, podem ocorrer problemas, como por exemplo: anemia, baixa resistência, desnutrição e até mesmo o óbito de filhotes durante ou logo após o parto.

a partir dos 42 dias de gestação o ganho de peso da cadela prenha e dos filhotes se multiplicam.

Portanto, é de extrema importância que o proprietário busque no mercado rações de qualidade para o seu pet, sendo as rações denominadas “Super Premium”, as mais indicadas durante a gestação das cadelas, pois estas possuem níveis balanceados de nutrientes, o que supre todas as necessidades da fêmea prenha. Desta forma, evitamos o consumo em excesso de proteína, energia e gordura, o que poderia acarretar um novo problema, ou seja, o sobrepeso do animal.

Alimentação para cadela prenha
Alimentação da cadela prenha.

as rações “Super Premium”, são as mais indicadas durante a gestação das cadelas.

É sempre bom lembrar que cada animal possui um organismo único, que difere de todos os outros, até mesmo de animais da mesma raça. Por isso, é fundamental que o proprietário procure orientação profissional para o acompanhamento da cadela prenha. Este profissional é o Médico veterinário, que a partir de uma avaliação detalhada indicara a dieta mais apropriada para a futura mamãe.

Publicidade