Muitos gatos são extremamente exigentes em relação a sua alimentação, alguns aceitam somente aquela ração habitual, outros preferem o alimento pastoso ou mesmo a comidinha caseira que estão acostumados no dia a dia. Isso gera uma grande dúvida nos proprietários de felinos, que acabam se perguntando: Qual a melhor alimentação do gato?
” antes de qualquer refeição, os gatos costumam testar a temperatura do alimento “
É importante dizermos que antes de qualquer refeição, os gatos costumam testar a temperatura do alimento para verificar se está de acordo com o seu padrão de qualidade. Além disso, são animais carnívoros e adoram ver os seus comedouro e bebedouro bem higienizados, com a comida “fresquinha”.

Não devemos esquecer também que os gatos, assim como os cães, não podem comer uma série de alimentos que nos são comuns, como por exemplo: o leite, pois os gatinhos podem ter intolerância à lactose e consequentemente problemas de diarreia; Outro exemplo é o chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio, além de conter a teobromina, um alcaloide tóxico para felinos e outros mais. Antes de dar qualquer alimento que nós comemos ao seu gatinho, é aconselhável que antes você consulte o médico veterinário.
” os gatos, assim como os cães, não podem comer uma série de alimentos que nos são comuns “
A dieta do gato requer um alto nível de gordura e de proteína se comparados com os cães, além de doses extras dos aminoácidos taurina, arginina, cisteína e metionina. Existem diversas marcas de rações especificas para gatos no mercado, inclusive próprias para cada fase da vida do bichano. Essas rações são completas e balanceadas e geralmente trazem em sua composição todos os nutrientes indispensáveis a manutenção do felino.
Essas rações estão divididas em dois grandes grupos, sendo elas: a ração seca e a húmida. A seca, você encontra em diversas marcas e sabores no mercado Pet, existem até algumas marcas que tratam de diminuir o odor das fezes dos animais. Já a ração húmida é aquela que vem em saches e em latas, sendo estas mais palatáveis que as primeiras. Entretanto, as rações húmidas usadas diariamente contribuem para a formação de tártaro nos dentes, mau-hálito e fezes com mau cheiro, além de poder ocasionar gases e fezes moles nos bichinhos.

” existem até algumas marcas de raçoes que tratam de diminuir o odor das fezes dos animais “
Um fator importante a ser observado na alimentação do gato é o excesso de alimentos. Alimentar bem não é alimentar demais. Coloque sempre a quantidade suficiente de alimentos para o seu gatinho evitando desta forma o sobrepeso do animal.
A melhor forma de deixar o seu gato lindo, saudável e bem nutrido é pesquisando qual o alimento que ele mais aprecia, observando se este alimento, não têm nenhuma contraindicação. E caso você deseje mudar a dieta do seu bichano, tenha em mente que ela precisa ser feita de forma gradativa, pois mudanças bruscas podem ocasionar alguns problemas ao seu amiguinho.
Não esqueça de manter sempre disponível água limpa no bebedouro do seu gato, pois ele precisa se hidratar.